555-555-5555

meuemail@email.com.br

Nos Conheça

Quem Somos?

Formar pessoas de sucesso.

Ser referência na educação do ser de forma integral.

Respeito, excelência, comprometimento, determinação, organização e segurança.

Cultura

Gratidão, ser apaixonado, inovação, aprendizagem contínua, profissionalismo, fidelidade, humildade, fazer pensar, ter autorresponsabilidade.

Educação Infantil

As habilidades da criança são desenvolvidas nas relações do cotidiano que ela estabelece com o mundo, mediadas pelos adultos e por outras crianças. Por isso a importância de centrar as ações da escola na aprendizagem da criança, de o professor

colocar-se ao lado dela para apoiá-la em seu processo de desenvolvimento (de capacidades e de recursos operacionais). A atenção especializada do professor é que proporciona cada vez mais condições para as aprendizagens das crianças. As experiências vivenciadas na escola de Educação Infantil devem oportunizar a construção de conhecimento da criança sobre ela mesma, sobre o outro e sobre o mundo em que vive, por meio do sentir, do pensar e do solucionar problemas. Nessa construção, é necessário que as crianças se envolvam nas brincadeiras,

interagindo com diferentes linguagens.

Princípios didáticos

Interação como fator de aprendizagem e desenvolvimento dos alunos

Salientamos nosso compromisso em garantir aos estudantes materiais didáticos de qualidade, adequados à realidade do mundo contemporâneo e comprometidos com os processos de ensino e aprendizagem. O desafio é romper com preconceitos e estereótipos, acolhendo a diversidade e a pluralidade e oferecendo novas oportunidades de desenvolvimento, para além de modelos pedagógicos construídos por programas de formação profissional ou com base em experiências individuais.

Conhecimentos prévios e aprendizagem significativa

Com o objetivo de promover aprendizagens significativas, ou seja, aprendizagens que dão razão e sentido para o conhecimento científico, os materiais do SPE sistematizam situações com as quais o professor pode conhecer e, por isso, respeitar a dimensão lógica e psicológica do aluno, valorizando tanto os aspectos motivacionais quanto os funcionais da aprendizagem. Além disso, buscamos propiciar situações que solicitem uma intensa atividade do pensamento, na qual os alunos estabeleçam relações entre os novos conteúdos e os conhecimentos que já possuem. Esse encontro permite a eles que modifiquem os seus conhecimentos prévios, ampliando-os em função da qualidade das novas informações que os materiais didáticos e o trabalho do professor permitiram mediar.

Interculturalidade

Entendemos que a interculturalidade aponta para a exploração da potencialidade explicativa dos diferentes componentes curriculares em relação às diferentes culturas, com seus valores e crenças, originando um processo de diálogo e negociação de significados, enriquecido pela presença nas salas de aula de crianças e jovens pertencentes a diferentes culturas.

Resolução de problemas

Acreditamos também que tanto exercícios quanto problemas são indispensáveis à aprendizagem, mas a resolução de exercícios como uma repetição mecânica não traz novos desafios e precisa, portanto, ser superada. Trabalhar com a resolução de problemas é encorajar o aluno no contato com o saber escolar, viabilizando a construção de questões que possibilitem análises reflexivas sobre ele, assim como a elaboração de sínteses – ainda que provisórias – na direção da reconstrução do conhecimento pelo aluno.

Proximidade com as práticas sociais reais

Inteligência Emocional

A educação socioemocional é um processo ou prática de ensino-aprendizagem que tem por objetivo unir a aquisição de competências e habilidades que extrapolam o fator cognitivo. Sendo assim, o foco desse método é habilitar os alunos a desenvolverem suas emoções e gerenciá-las de forma autônoma e saudável.

Educação financeira e empreendedorismo

Esse conceito está intimamente ligado ao das metodologias ativas, em que o aluno se encontra no centro do processo de aprendizagem, construindo o conhecimento de forma autônoma, participativa e sendo “provocado” a absorver os conteúdos através de desafios, ações, projetos e resoluções de problemas reais. Com jornadas de aprendizado mais personalizadas que incentivam o trabalho em equipe e o protagonismo nos estudos, a educação empreendedora estimula competências socioemocionais que não são necessariamente desenvolvidas nos modelos tradicionais de ensino. Essas experiências contribuem para formar alunos mais proativos, com habilidades de autogestão e senso de responsabilidade.

O empreendedorismo também ajuda o aluno a se comunicar melhor, a persistir diante de uma falha e se tornar mais flexível e adaptável ao enfrentar obstáculos ao longo da vida. São habilidades significativas, que fazem com que sejam maiores as chances de se tornar feliz e bem-sucedido em sua futura carreira.